Programa Alagoas Catador realiza capacitação em Palmeira dos Índios.
A Fundação Banco do Brasil, com o apoio da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), chega até Palmeira dos Índios com uma ação de capacitação do Projeto Cataforte. O evento está inserido no Programa Alagoas Catador, uma iniciativa da Seplande que objetiva a promoção de formação dos catadores de lixo em Alagoas.
O Projeto Cataforte vai oferecer aulas dinâmicas e humanizadas, com duração de seis meses, com ênfase à autovalorização e chamando a atenção para importância da execução desse trabalho para a sociedade. Em Palmeira dos Índios, as aulas acontecerão sempre às segundas-feiras no horário da manhã, inicialmente com uma turma única de 12 catadores e serão ministradas pelo educador Charles Silva.
Segundo a técnica em resíduos sólidos e educadora do Cataforte, Margarete Kerne, ações como essa fortalecem a atividade das cooperativas já existentes e contribuem para o aumento da renda dos catadores. “Disponibilizando assistência técnica para os empreendimentos solidários dos catadores, conseguimos proporcionar a formalização dos arranjos e a melhoria das condições de trabalho e renda”, declara.
Para a gerente de cooperativismo e associativismo da Seplande, Conceição Peixoto, o Estado tem como uma de suas metas incentivar o cooperativismo. “Devemos estimular e propor métodos de implantação de redes de cooperação entre os empreendimentos solidários existentes e auxiliar nos processos de autogestão, bem como articular cadeias produtivas solidárias da reciclagem” finaliza.
Assessoria Seplante
Por: Roberto Gonçalves.
Fonte e referência: Portal Cada Minuto.